segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Devagar se vai ao longe


Escolha a actividade física que mais gosta, que mais se adapta à sua idade e aos seus hábitos.

Não escolha actividades vigorosas e competitivas, sem que esteja na devida forma física.

Comece gradualmente e vá aumentando aos poucos e, não esqueça, o mais importante é praticar exercício com regularidade. Toda a actividade física conta e não apenas os momentos formais de exercício físico. Exemplos como lavar o carro, ajudar na lida da casa, dar um passeio ao jardim zoológico com a família, uma "voltinha" de bicicleta, dançar, praticar jardinagem, subir um lanço de escadas, saltar à corda, jogar à apanhada, etc.

Caminhar é um dos melhores exercícios físicos, pois esta atividade reduz até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres . Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca.

Para quem faz atividade física tem também que estar sempre de olho na quantidade de água que está perdendo. A reposição de água é super importante para o organismo. A dica é beber água antes, durante e depois da caminhada.

Além de todos os benefícios já falados, um ponto interessante e importante é a força que o exercício dá às pessoas com depressão ou com o ânimo lá em baixo. Quando um indivíduo está praticando atividades físicas, o corpo libera uma substância chamada endorfina que é responsável pelo bem estar, auto-estima, etc., assim esta pessoa pode ter muitas melhoras psicológicas também.

Por vezes, é necessário um exame médico antes de iniciar qualquer prática de exercício físico. Se sofre de hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, se tem problemas pulmonares ou respiratórios dores articulares, ou se está a recuperar de uma cirurgia, consulte o seu médico.

E não esqueça, para se manter sempre ao seu mais alto nível, deve estar sempre bem hidratado. Ingira líquidos regularmente durante a prática do desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário