quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Desporto - um passo para o bem estar



A actividade física tem um papel decisivo na saúde e bem estar das pessoas, tal como a alimentação saudável.
Tipo de alimentação que uma grande parte da população pratica, caracteriza-se por ser desequilibrada e caloricamente excessiva relativamente às reduzidas exigências energéticas do estilo de vida sedentário próprio dos nossos dias. Um bom estado nutricional depende da conjugação de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício regular.
No contexto de uma alimentação saudável, as principais vantagens de praticar exercício resumem-se nos seguintes pontos:
- Aumenta as necessidades energéticas (calóricas) e em geral, nutricionais, o que se reflecte na necessidade de ingerir mais comida;
- E indispensável para a manutenção de um peso corporal adequado e para dietas de emagrecimento, pois modela o corpo, através do desenvolvimento muscular e ajuda a "queimar" a gordura acumulada;
- Aumenta o metabolismo basal (necessidades energéticas permanentes do organismo relacionadas com o seu funcionamento orgânico);
- Normaliza o mecanismo apetite-saciedade;
- Ajuda a alcançar um maior equilíbrio emocional, reduzindo os impulsos para comer e beber compulsivamente;
- Melhora a regulação dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a prevenir a diabetes;
- Reduz a quantidade de gordura em circulação no sangue;
- Beneficia o esvaziamento biliar, melhorando a prisão de ventre.
Por outro lado, o desempenho desportivo é melhor quanto melhor é a ingestão alimentar. Neste sentido, para que uma pessoa se sinta bem durante a sua prática desportiva há alguns aspectos a ter em conta, à volta da hora do treino:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Devagar se vai ao longe


Escolha a actividade física que mais gosta, que mais se adapta à sua idade e aos seus hábitos.

Não escolha actividades vigorosas e competitivas, sem que esteja na devida forma física.

Comece gradualmente e vá aumentando aos poucos e, não esqueça, o mais importante é praticar exercício com regularidade. Toda a actividade física conta e não apenas os momentos formais de exercício físico. Exemplos como lavar o carro, ajudar na lida da casa, dar um passeio ao jardim zoológico com a família, uma "voltinha" de bicicleta, dançar, praticar jardinagem, subir um lanço de escadas, saltar à corda, jogar à apanhada, etc.

Caminhar é um dos melhores exercícios físicos, pois esta atividade reduz até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres . Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca.

Para quem faz atividade física tem também que estar sempre de olho na quantidade de água que está perdendo. A reposição de água é super importante para o organismo. A dica é beber água antes, durante e depois da caminhada.

Além de todos os benefícios já falados, um ponto interessante e importante é a força que o exercício dá às pessoas com depressão ou com o ânimo lá em baixo. Quando um indivíduo está praticando atividades físicas, o corpo libera uma substância chamada endorfina que é responsável pelo bem estar, auto-estima, etc., assim esta pessoa pode ter muitas melhoras psicológicas também.

Por vezes, é necessário um exame médico antes de iniciar qualquer prática de exercício físico. Se sofre de hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, se tem problemas pulmonares ou respiratórios dores articulares, ou se está a recuperar de uma cirurgia, consulte o seu médico.

E não esqueça, para se manter sempre ao seu mais alto nível, deve estar sempre bem hidratado. Ingira líquidos regularmente durante a prática do desporto.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Exercício físico na 3ª idade


Exercício físico na 3º idade

A prática de exercício físico na terceira idade, não só é importante para melhorar a forma física do idoso, mas também essencial para evitar a depressão e ao mesmo tempo convive socialmente

É necessário incutir-lhes estilos de vida activos, é claro, consoante as suas capacidades físicas. Praticar exercícios como: caminhar, dançar, hidroginástica, entre outros; ajuda a retardar alguns problemas de saúde a nível físico e psicológico.

O exercício físico melhora a sua mobilidade e flexibilidade.
Ajuda a manter o peso.
Melhora a sua auto-estima e a sua qualidade de vida.

Parque da Cidade de Guimarães



Exercício Físico:
Transpire, faça exercício físico para bem da sua saúde.

Venha conhecer o parque da cidade.
Guimarães criou um espaço magnifico onde pode praticar exercício físico, como futebol, andar de bicicleta, skate, entre outras.
Como também fazer piqueniques e passear com a sua família, pois tem um parque infantil.
A cidade pensou em si.
Aqui pode melhorar a sua qualidade de vida.
Não seja sedentário pratique exercício físico.
O seu bem-estar físico e psíquico vai melhorar.

30 minutos diários da tua vida, fará com que vivas melhor.